Girls in ICT é uma iniciativa mundial liderada pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) da ONU para incentivar mais mulheres e meninas a escolherem carreiras em tecnologia da informação e comunicação (TIC). Como parte dessa iniciativa, a Officer Soft Soluções para Cartórios, uma empresa de tecnologia para o extrajudicial de Blumenau, Santa Catarina, idealizou um evento 100% online e gratuito, no dia 27 de abril de 2023, para celebrar o Dia Internacional das Meninas na Tecnologia.
A Officer Soft mobilizou quase 20 empresas de tecnologia da cidade que se juntaram à causa, criando uma programação diversificada e rica para o evento, que incluiu painéis, palestras e oficinas.
Confira os conhecimentos compartilhados nesse line-up que entregou diversidade, inclusão e muito conhecimento:
#1 Palestra com mulheres que dedicaram as suas carreias as TICS! A abertura do evento contou com um painel composto por mulheres líderes de empresas de tecnologia de Blumenau, a Jackeline Nawa, das empresas Atiwa e Green place Park, a Yasmin Junckes das empresas Cocriar e Straas e Ana Brígida Aguiar da Sky Brasil, compartilharam suas experiências sobre as oportunidades e desafios enfrentados pelas mulheres nas TIC.
#2 Mulheres na Gestão em TI com a Josiane Joepen pela Datainfo foi outra palestra importante que entregou muito conhecimento sobre as melhores práticas e métodos para fornecer suporte técnico eficiente para os clientes.
#3 A oficina de programação com Scratch apresentada pelo Samuel Schramm Meurer da Infinity e Vitor Hugo Fauste da Cocriar, proporcionou às meninas a oportunidade de aprenderem os conceitos básicos de programação de uma maneira divertida e interativa.
#4 As profissionais Gracielle Paris e Maria Eugênia Reinke da Venture Hero explanaram sobre um tema bastante pertinente! O momento #edtech . Nesse painel, essas duas mulheres incríveis compartilharam suas histórias de sucesso e motivaram as meninas a seguirem seus sonhos, mesmo enfrentando obstáculos.
#5 O painel #TechRecruiter trouxe o setor de RH que forneceu insights valiosos sobre as habilidades comportamentais, soft skills e técnicas que são procuradas pelos recrutadores em empresas de tecnologia. Os nomes de peso desse painel foram: Edson Campos, da Officer Soft, Giulia Constancio Lopes da Datainfo, Rebeca Braatz da Proway e Fernanda de Fátima Fleck da CIEE que compartilham seus conhecimentos sobre seleção e recrutamento, além de dicas para os profissionais de como preparar seus currículos e perfis nas redes sociais para atrair os recrutadores.
#6 Dra Deodete Packer Vieira foi uma honrosa presença no evento! No alto de seus 71 anos ela se renova a todo instante. E a sua palestra foi surpreendente tratando sobre os temas do momento: Linguagem de programação python, #metaverso e #chatgpt. Além de muitas contribuições, a Dra Deodete também participa no projeto do Centro de Inovação de Blumenau: Guru para Guri, ajudando jovens a se desenvolverem na área de tecnologia.
#7 Para falar de tendências na tecnologia Guilherme Araújo Silva da Proway compartilhou todo o seu conhecimento com um momento que trouxe tendências em tecnologia e um breve histórico da importância das mulheres na TIC.
#8 Bárbara Chambon, da AMcom, explanou sobre a Jornada da Mulher na Carreira #UX e UI. Áreas em acessão que possibilitam muitas realizações.
#9 Encerando este dia sensacional tivemos aquela palestra que não pode faltar, as mulheres em liderança nas TICs. Para este momento foram 3 nomes de peso: Ivia Marin da Datainfo, Yasmin Junckes das empresas Cocriar e Straas e Cláudia Zambon do nosso estimado Senai. Esse momento ofereceu insights valiosos sobre como gerir equipes em empresas de tecnologia com humanidade e propósito.
Com um dia repleto de atividades, o evento Girls in ICT | Bnu idealizado e executado pela da Officer Soft forneceu uma plataforma valiosa para incentivar mais meninas a escolherem carreiras em tecnologia. Ao reunir quase 20 empresas de tecnologia, a Officer Soft mostrou o poder da colaboração na promoção da igualdade de gênero e no fortalecimento da diversidade nas TIC.
Assista a gravação aqui. ➡