1 – Organize todos os documentos
Para criar um processo de como cuidar do financeiro de um Cartório é preciso que todos os documentos sejam armazenados de maneira organizada. Isso inclui não somente comprovantes, mas todos os boletos e contratos de prestação de serviços. Organizar os documentos proporciona economia de tempo no momento da busca, possibilitando que você tenha em mãos informações com mais agilidade. Além disso, por meio dessa organização, fica mais fácil de controlar as contas a pagar.
2 – Atente-se ao fluxo de caixa
O fluxo de caixa tem um papel fundamental dentro dos processos de como fazer uma gestão financeira eficaz. Por meio dele, é possível verificar todas as entradas e as saídas em um determinado período. Somente com as informações fornecidas pelo fluxo de caixa será possível identificar o quanto tem disponível para realizar novos investimentos e se as dívidas não ultrapassam as receitas.
3 – Tenha uma rotina de atividades financeiras
A gestão financeira é responsável por analisar o movimento financeiro de uma empresa, fazendo a administração de todo capital e patrimônio, além de acompanhar o desempenho periodicamente. Como as atividades e rotinas a observar são diversas, é preciso muita organização e disciplina para manter tudo sob controle, como:
• Coordenar contas a pagar e contas a receber;
• Administrar fluxo de caixa;
• Prevenir desperdícios;
• Separar as verbas para diferentes setores, etc.
4 – Automatize os processos
Ao automatizar os processos, você conseguirá administrar melhor o seu tempo e o da sua equipe, pois vocês vão ter mais disponibilidade para focar nas atividades que exigem mais atenção. A Officer Soft está em desenvolvimento com o Sistema “Gestor” que facilitará todas as informações referentes à eficiência da Serventia e informações financeiras. O Gestor será uma ferramenta inovadora que contará com informações disponibilizadas em tempo real, e que poderá ser acessada por toda a equipe do Cartório.
Dica extra: Livro Finanças para Cartórios – Editora Juspodivm.
O foco do livro é mostrar o que é a gestão profissionalizada das finanças para cartórios e como exercê-la de forma prática.